conferencistas locais

André André
Licenciado e bacharel em Geografia, com doutorado direto. Atuou durante 9 anos como professor de ensino fundamental e médio da disciplina de Geografia em instituições públicas e privadas. No Ensino Superior atuou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no qual também foi responsável pela elaboração de livros didáticos e pedagógicos para o Ensino Fundamental e Médio da disciplina de Geografia. Atualmente é professor dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia e do programa de pós-graduação em Integração Contemporânea na América Latina da UNILA. Na pesquisa investiga a questão urbana, particularmente a violência urbana, buscando refletir sobre as dinâmicas urbanas na tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai -, e a correlação entre Geopolítica, acumulação sistêmica e cidades latino-americanas. É pesquisador do MALOCA – Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, do DALE! Decolonizar a América Latina e seus Espaços e do NECEP – Núcleo de estudos da circulação e da economia política do território. Foi chefe do departamento de Pesquisa da UNILA, presidente do Comitê Local de Iniciação Científica e coordenador institucional em relação às agências de fomento: CNPq e Fundação Araucária. Atualmente é vice-coordenador do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design e é membro do Comitê Científico da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu.

Andréia Moassab
Arquiteta e urbanista, com ampla trajetória internacional, é mestre e doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Autora do livro “Brasil Periferia(s): a Comunicação Insurgente do Hip-Hop” (Educ/Fapesp, 2011), finalista do Prêmio Jabuti 2013, na categoria ciências humanas. Em Cabo Verde (África) foi consultora do Ministério do Desenvolvimento, Habitação e Ordenamento do Território e das Nações Unidas. Foi coordenadora de pesquisa do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território da Universidade de Cabo Verde (2009-2012). Integra o conselho editorial cientifico da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação INTERCOM. É parecerista ad hoc do processo de avaliação e seleção de periódicos da coleção SciELO Brasil (2014 e 2016). Em 2016, integrou equipe de especialistas para os diálogos “Harmonia com a Natureza”, cujo relatório subsidiou a 71a Assembleia Geral das Nações Unidas. Atualmente é professora do curso de arquitetura e urbanismo e do programa de pós-graduação em políticas públicas e desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foi a primeira coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da UNILA [2013-15], responsável pela elaboração de seu primeiro projeto pedagógico. Líder e fundadora do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul.

Carlos Navas
Estudante de Engenharia de Energias na UNILA. Integrante do projeto de extensão “Integração, Tecnologia e Sociedade: a tradução como uma ponte para a transmissão de conhecimento na América Latina”.

Cristiane Galdino
Vice-Presidenta do Afoxé Fúnmilaiyó, filha da Iyalorisá Marina Tunirê e Iyá Egbe do Ilê Asé Oju Ogún Fúnmilaiyó.

Diego Fariña
Arquiteto e urbanista pela Unila 2017.

Fernando Kawaji
Arquiteto e urbanista pela Unila 2017.

Gabriel Cunha
Arquiteto e urbanista com aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Docentes, mestre e doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade de São Paulo. Foi arquiteto do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (2008-2010), desenvolvendo atividades técnicas relacionadas à gestão de recursos hídricos, entre elas elaboração e fiscalização de planos ambientais, planos de micro e macrodrenagem urbana, obras de saneamento e captação de águas pluviais. Foi Agente Técnico do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO. Foi professor do Instituto Federal de São Paulo, de 2011 a 2014, atuando no ensino técnico em nível médio na Área de Edificações. Atualmente é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA e seu coordenador de estágios. Tem pesquisado e desenvolvido tecnologias construtivas autóctones dos povos latino-americanos, o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) e a Teoria Crítica da Tecnologia. Coordena projetos de Extensão de Assessoria Técnica na região de Foz do Iguaçu.

Maria Isabel Dourado
Estudante de Engenharia Civil de Infraestrutura na UNILA, trilíngue, Inglês e Espanhol nível fluente, experiência em atendimento e vendas. Ex-bolsista do programa Ciência sem Fronteiras patrocinado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ex-bolsista do Projeto de Extensão Integração, Tecnologia e Sociedade: a tradução como uma ponte para a transmissão de conhecimento na América Latina.

Patricia Zandonade
Doutora no Programa de Pós-Graduação em Energia – Ambiente e Sociedade da Universidade Federal do ABC, desenvolvendo pesquisa com a temática da mobilidade urbana e desigualdade na utilização energética nas metrópoles. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Projeto Urbanístico e de Habitação, Projeto da Paisagem, Planejamento Urbano, com ênfase na temática da Urbanização e Meio Ambiente.

Roseli dos Santos
Líder da Ocupação Urbana Bubas – Foz do Iguaçu. Tem atuado na defesa do direito à moradia e à cidade há pelo menos uma década. Parceira da Unila em projetos de extensão, dentre eles a Escola Popular de Planejamento da Cidade e de Assessoria Técnica em Arquitetura e Engenharia para moradia popular, vinculado aos pesquisadores do MALOCA.

Scarlet Salazar
Estudante de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras na Unila. Integrante do projeto de extensão “Integração, Tecnologia e Sociedade: a tradução como uma ponte para a transmissão de conhecimento na América Latina”.

Teddy Acarapi
Estudante de Engenharia de Energia na Unila. Ex-bolsista do projeto de extensão “Integração, Tecnologia e Sociedade: a tradução como uma ponte para a transmissão de conhecimento na América Latina”.

Valdilena Rammé
Professora da área de Letras e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Tem mestrado (2012) e doutorado (2017) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com período sanduíche na Universidade de Utrecht, Países Baixos. Suas áreas de atuação e linhas teóricas são: teoria linguística e análise gramatical, desenvolvendo trabalhos na interface sintaxe-semântica com foco na nanossintaxe, estrutura conceitual, semântica lexical, semântica conceitual, mudança linguística, verbos de movimento e preposições espaciais; e linguística aplicada, investigando questões de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), metodologias e abordagens, desenvolvimento de material didático e ensino-aprendizagem-avaliação da expressão oral.

Viviane Souza
Estudante de Letras – Português/Espanhol na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Ex-Bolsista do Projeto de Extensão Integração, Tecnologia e Sociedade: a tradução como uma ponte para a transmissão de conhecimento na América Latina.