edição anterior

A I Jornada Sociedade e Tecnologia foi uma realização do curso de arquitetura e urbanismo da UNILA, unindo iniciativas do seu Núcleo Docente Estruturante e do projeto de pesquisa “Habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região transnacional”, realizado no âmbito do MALOCA. Com o apoio da FPTI e Fundação Araucária, a primeira jornada teve por objetivo propor reflexões, no cerne do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, acerca da inserção social da tecnologia.

Para este fim, reuniram-se na UNILA importantes pesquisadores em tecnologia social, habitação e ensino, da Universidade de Brasília/Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), Universidade Federal do ABC e Universidade Federal de São Carlos, além colaboradores/as de diversos cursos da UNILA.

Organizada em dois painéis e incluindo um curso de capacitação docente, a I Jornada Sociedade e Tecnologia iniciou junto ao CAU UNILA, especialmente no Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arquiteturas e Urbanismos do Sul reflexões sobre as tecnologias e suas possibilidades para a integração regional ambicionada pela instituição. Para o curso de arquitetura e urbanismo, a habitação, e sobretudo, a habitação social, é dos principais pilares para uma formação profissional na área, voltada para atender as demandas do continente. As Nações Unidas estimam cerca de 1,1 bilhão de pessoas vivendo em condições inadequadas de moradia, apenas nas áreas urbanas espalhadas pelo mundo. A falta de habitação condigna pressiona o meio ambiente e aumenta os riscos à saúde pública, cenário que observamos na região trinacional. Diversos trabalhos na área dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia têm demonstrado que a valorização das iniciativas produzidas pelas comunidades locais podem ser um poderoso instrumento de emancipação, autonomia e resistência em favor de uma sociedade mais justa, equânime e em permanente busca pela garantia ao atendimento dos direitos humanos.

Realização: CAU UNILA | MALOCA
Apoio: NDE do CAU UNILA, FPTI, Fundação Araucária