conferencistas nacionais

Reginaldo Luiz Nunes Ronconi
Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. É professor da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Assessoria a Comunidades Organizadas, atuando principalmente nos seguintes temas: autogestão, habitação de interesse social, projeto participativo, formação do arquiteto e projeto arquitetônico. É idealizador do Canteiro Experimental da FAU USP, onde trabalha processos integrados para a formação do arquiteto e Urbanista. Coordena o LCC – Laboratório de Culturas Construtivas.

Renato  Dagnino
Renato Dagnino é engenheiro metalúrgico (UFRGS), estudou Economia e Ciências Sociais no Chile (Universidad de Concepción) e no Brasil, onde cursou o mestrado em Economia (UnB) e o doutorado em Ciências Humanas (Unicamp), na Inglaterra (SPRU). Na Espanha (Complutense), realizou estudos de pós-doutorado em Estudos Sociais da C&T. É professor titular nas áreas de Análise de Políticas de ciência Tecnologia e Inovação e de Gestão Pública no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, do qual foi um dos organizadores no final dos anos de 1970. Tem atuado como professor visitante em várias universidades latino-americanas. Seus livros mais importantes são “Ciência e Tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa” e “Neutralidade da Ciência e Determinismo Tecnológico”. Merecem destaqueas as suas publicações: “Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade”; “Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas” (finalista dos Prêmios Jabuti e ABEU); “A indústria de Defesa no Governo Lula” e “Gestão Estratégica Pública”. Recebeu em 2016 o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Oscar Varsavsky outorgado pela Associação Latino-Americana de Estudos Sociais da C&T (ESOCITE).

Ricardo Toledo Neder
Professor associado da Universidade de Brasília. Coordenador do Núcleo de Política Científica, Tecnológica & Sociedade NPCTS – Altos Estudos CEAM/ UnB e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UnB /Rede ITCP Brasil. Integra o Grupo de Pesquisa OBMTS – Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina. Coordena o projeto apoiado pela CAPES (Estagio Senior, 2015) “Uma Nova Concepção de pós para capacitação em política científica e tecnológica e desenvolvimento social”.  Graduação em Sociologia e Economia Política, mestre em Sociologia e Ciência Política e doutor em Ciências. Tem diversas pesquisas de pós-doutoramento Ecodesenvolvimento e Sustentabilidade (EHESS, Paris. 1996); Política Social e Gestão Comunitária (New School for Social Research, Nova York, 2007); Filosofia da Tecnologia (USP/FFLCH 2007). Foi professor visitante com estágio senior em Pensamento Latino-Americano CTS Ciência, Tecnologia, Sociedade (Univ. Nacional de Quilmes/Argentina), em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP), no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Técnica de Lisboa. É Consultor ad hoc CAPES, CNPq, EMBRAPA e Fundação Banco do Brasil. Membro da ESOCITE – Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias (Filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) – seção da ESOCITE América Latina e da AIA – Associação Iberoamericana de Educação CTS.

Wilson Ribeiro dos Santos Junior
Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do corpo docente permanente. Foi diretor da FAculdade de Arquitetura e coordenador (2007-2014) do Programa de Pós Graduação em Urbanismo. Coordenador Adjunto da Área CAPES de Arquitetura, Urbanismo e Design designado. Graduado, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo . Avaliador ad hoc do Sistema ARCU-SUR, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP/MEC, e consultor ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPESP. Integrou as Comissões Assessoras de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo designadas pelo INEP/MEC (2001 – 2013). Líder do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do CEATEC PUC-Campinas atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arquitetura e urbanismo. requalificação urbana, sistema de espaços livres, estudos da metrópole, projetos urbanos em áreas centrais.